O maior portal de cursos em AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL do Brasil.

  Sistemas embarcados na Automação Industrial, Predial e Residencial

A quem se destina:

Estudantes, técnicos, engenheiros e arquitetos 

Conteúdo do programa:

Objetivo:

Familiarizar estudantes, técnicos, engenheiros e arquitetos na utilização de sistemas embarcados ou de prototipagem na automação com foco no custo x benefício e nas facilidades oferecidas como meios de comunicação e precisão no controle de equipamentos ou processos.

Na indústria, com foco manutenção preventiva e preditiva, análise de falhas, adequação de máquinas e equipamentos a NR12, geração de alertas via SMS, e-mail, monitoramento e controle diversos.

Em prédios ou residências utilizando-os em sistemas de detecção e extinção de incêndio, integração com escadas rolantes, HVAC, sistemas de controle de acesso, controle de iluminação, temperatura ambiente e muito mais...

Informações diversas:

Aulas por vídeo conferência em ambiente corporativo de alta definição com duração de 4 horas/dia.

Datas: 11, 18, 25 de janeiro, 01, 08, 15, 22, 29 de fevereiro e 07 de março/2020, totalizando 32 horas/aula. Turmas pela manhã (08:00 às 12:00) e a tarde (14:00 às 18:00).

Todos materiais utilizados, exceto softwares, serão enviados via correio aos participantes.

Programa:

Aula 1 – (Teórica) - Equalização de conhecimentos:

Definição de sistemas embarcados e de prototipagem, porque e quando utilizar um ou outro, sensores, transmissores e transdutores. Conhecendo fisicamente um sistema de prototipagem e seus detalhes eletroeletrônicos, o que são e como trabalham os conversores A/D e D/A (o que é resolução), o que são protocolos e meios físicos para comunicação de dados e a comunicação via rede local ou internet.

Aulas 2/5 - (Prática) - Desenvolvimento de hardware

Distribuição das placas eletrônicas, cases e CD’s, instalação e detalhamento dos softwares a serem utilizados, estruturas de programação, funções e variáveis e bibliotecas prontas.

Início dos exercícios utilizando a IDE e materiais enviados (hardware, componentes e medidores). Desenvolvimento dos seguintes projetos:

- Controle simultâneo (Liga-Desliga) de até 08 de cargas (110/220VAC – 10A) para controle de cargas diversas, tomadas comandadas, irrigação automática, piscina e outros;

- Controlador de potência simultâneo para até 04 cargas (110/220VAC – 5A) para controle de iluminação (dimmer), fornos elétricos, cafeteiras, ventiladores e outros;

- Leitura de entradas analógicas para monitoração de temperatura (climatização), pressão, nível, umidade, posicionamento (cortinas residenciais) e outras grandezas físicas;

- Memorização de cenas (automação residencial e predial);

Aulas 6/8 - (Prática) - Desenvolvimento de software

Desenvolvimento de plataforma de monitoração e controle on-line para sistemas Android (Tablet ou celular), desenvolvimento de software supervisório Scada para monitoração e controle via computador pela rede local.

Monitorando e controlando tudo pela internet.

Envio do certificado via correio (registrado).

Informações e esclarecimentos pelos telefones (11) 9.6839-6921 / (71) 9.9625-1824 ou e-mail treinamentos@daltro.eng.br  

Instrutor:

Eng. Daltro Coutinho

Próxima turma:

11/01/2020 a 07/03/2020
32 horas
Inscreva-se Inscreva-se [+] informações

Realização

Projeto Conectar - integrando fabricantes e profissionais

© 2019 - Todos os direitos reservados.

Twitter Blog